Artista que você gosta passou por cancelamento. E agora? @batepapo
Não tenho opinião formada sobre o assunto ainda e queria saber o que vocês costumam fazer nesse tipo de situação. Acho que é bem complexo definir quais limites são toleráveis pra que alguém pratique algum ato bosta e mantenha o mesmo respeito nosso (na perspectiva individual). Vocês têm algum critério? Uma contagem de chances?
Fiquei refletindo sobre isso especialmente depois do que rolou com Dave Grohl. Me atentando aos detalhes, não consigo mais vê-lo da mesma maneira. Por outro lado, um dos meus álbuns favoritos é da banda dele e ele fez parte de outra banda que também gosto muito.
To perguntando aqui também pq nunca tinha me ocorrido uma parada tão drástica de alguém que me importasse mesmo. Foi fácil demais largar HP, marylin manson e panthera. Mas imagino que alguém tenha passado por um cenário mais complicado e possa dar opiniões construtivas
@miugnutos @batepapo sinceramente, acho que continuo consumindo normalmente, mas paro de falar sobre e indicar.
A não ser que o que a pessoa tenha feito seja muito relacionado a obra e aí não consiga separar as coisas.@[email protected] @[email protected] no meu caso essa questão é com o Marilyn Manson rs
Depois de muito tempo desde que as denúncias vieram à tona, que eu consegui parar de ouvir ele. Mas fico me perguntando na relação individual que a gente estabelece com as músicas dessas pessoas, e como essas músicas tem uma importância pra nós, e entendo que isso é um tipo de relação diferente de a gente admirar essas pessoas e, mais ainda, de tentar passar pano pras coisas horríveis que eles fazem. Enfim, ainda continuo sem ouvir Marilyn Manson, mas as vezes penso na possibilidade de baixar os álbuns que gosto dele e ouvir sem ser por streaming…@miugnutos @batepapo acho que a resposta passa muito por: se eu não consumo, alguém consome no meu lugar. Fora que a diferença é minima, sabe? Não comprar ou comprar um livro do HP faz 0 diferença pra autora, ela já ganhou pelo contrato, mesmo e ninguém fica rico vendendo livro, assim como ninguém fica rico vendendo CD. Então acaba muito mais sendo uma coisa moral, mesmo. Algo extremamente individualizado e, querendo ou não, moralista.
@radiocorsa_br
Mas se todos pensam assim, não concorda que vai manter os dois escrotos? E a maioria parar de consumir, o que será que acontece? Você iria consumir HP se ela tivesse cometido algo que você considera hediondo ou que atinge você diretamente?
@miugnutos @batepapo@pinkmothra @miugnutos @batepapo se for uma parada organizada, TALVEZ funcione. Não é parar o consumo que vai ferrar essas pessoas, o que vai ferrar elas serão as editoras pararem de publicar, serão as empresas pararem de produzir pro duto. Saída é pela produção. Sair pelo consumo não fará diferença, pq a demanda é gerada artificialmente.
@radiocorsa_br
E qual seria a sugestão, deixar todos os preconceituosos prevalecerem porque não faz diferença? Olha nosso mundo, pessoas ruins estão cada vez mais fortes porque ninguém liga, e com isso mais gente ruim surgem, mais gente ruim se fortalece, é mais preconceito no mundo.
@miugnutos @batepapo@pinkmothra @miugnutos @batepapo Qual seria a sugestão se organizar e parar de ser espontaneísta. Se os trabalhadores disserem “não vamos produzir”, então não vai haver produção. Agora, se nós três não consumirmos, o capitalismo arranja outros três pra consumir no nosso lugar. Se mil pararem, outros mil são encontrados. Pq o boicote individual é apenas culpa individual disfarçada de ativismo.
@radiocorsa_br
Então sua ideia é que se não for uma coisa grande, se não for de um certo jeito é melhor não fazer? Então devemos ficar apáticos e não fazer nada porque “eles são fortes demais”, o que entendo da sua ideia é que devemos não fazer nada porque pra você não vale a pena, porque qualquer ação é uma ação, qualquer ação é melhor que não fazer nada.
@miugnutos @batepapo@pinkmothra @radiocorsa_br @miugnutos @batepapo eu acho que a ideia é organizar gente suficiente pra fazer a diferença, não? Se juntar tuiteiro suficiente reclamando de alguma coisa, essa coisa eventualmente explode em outras mídias o que faz uma editora por exemplo pensar duas vezes em reimprimir uma edição de um livro problemático
@Bruiserzinha @pinkmothra @miugnutos @batepapo só se for: 1) uma editora pequena; 2) um autor de nicho; mas 3) continua sendo resolver as coisas via capitalismo
@radiocorsa_br
Alguma coisa tem que ser feita, ação direta, e se você consome algo de alguém escroto, você está de uma maneira ou de outra concordando com essa pessoa, é natural do ser humano se afastar de quem achamos ruim, se alguém te magoa você não quer ver mais essa pessoa, se você acha que certa pessoa é ruim, você não quer nada dela, é natural, então é natural não consumir algo de alguém ruim.
@miugnutos @batepapo
@radiocorsa_br @batepapo
sim, é individualizado e moralista. mas cada indivíduo tem sua moral, não tem muito como escapar. acho a questão de “fazer diferença” uma bem menor aqui@miugnutos @batepapo mas daí não faz sentido fazer proselitismo da causa, como muitos fazem.
@radiocorsa_br @batepapo eu não sei se ficou parecendo q eu estava, mas não é o caso. de qualquer maneira, não acho q falta sentido também. a pessoa pode querer partilhar um pensamento dela :bolaShrug:
@miugnutos @batepapo mas daí seria só pra inflar o próprio ego pagando de superior. Sei lá, vejo que as pessoas precisam aprender com vegano e vegetariano, que não come carne, mas também não julga os outros
@radiocorsa_br @batepapo kkkkkkkkkkkkk te entendo nessa
@miugnutos @batepapo fora que né? Geral que faz geralmente é super fã do Caetano Veloso rs
@miugnutos
Eu pessoalmente parei total com diversas artistas que continuamente machucam pessoas, como HP, eu era fã, tinha até toalha, mas enfim, ela é uma pessoa horrível, não dá pra conciliar isso, a mesma coisa foi com o Lovecraft, Emilie Autumn, entre outros, tem muito artista por aí, não tem porque manter os bostas, e tipo, que mundo queremos? Um mundo onde gente escrota próspera ou um mundo onde todos estão tentando um mundo de coexistência?
@batepapoO que rolou com a Emilie Autumn??
@debora
Ela além do que foi dito, foi transfobica@debora @pinkmothra Emilie Autumn faz droppshipping de merch como se fosse ela que fez, já tentou vender ilustrações de IA como se fossem dela e teve uma polêmica relacionada ao BLM que eu não sei como foi
@miugnutos
Eu vou ser um pouco mais direta, o maior problema em deixar de consumir um artista ou não, é que mesmo pra esquerda, algumas causas tem mais valor que outras, em outras palavras, mesmo pra esquerda algumas vidas valem menos, mas é assim que caminha a humanidade.
@batepapo@miugnutos
Sempre que vejo o debate -separar o autor da obra- e derivados, acho que fica mais fácil se você perguntar a si mesmo se você continuaria a consumir o artista se fizesse algo que atinge diretamente a você ou que você considera muito grotesco, é uma boa pergunta pra se começar.
@batepapo@pinkmothra @batepapo
bom ponto!
@miugnutos @batepapo cara, Nobuhiro Watsuki é pedófilo, e eu MORRO de vergonha de dizer que ainda consumo a obra dele. Queria simplesmente largar pra lá mas é nessas horas que eu entendo o povo com Harry Potter. É uma parte da minha juventude ali e eu já lembro tão pouco do que eu tava fazendo aos 14-16 anos, saca?
@Bruiserzinha @miugnutos @batepapo Arthur C Clarke não foi acusado de pedofilia? Como ficar sem a obra dele? Foda, né? Vale separar obra e criador?
@Bruiserzinha @batepapo eu entendo sim a parte do afeto e das memórias, mas putz nesse nível aí eu não paro pra pensar dois segundo. Acho grave demais
@[email protected] @[email protected] olha, vou ser completamente sincero, acho que isso vai de pessoa pra pessoa, e do “cancelamento” em si. se foi por besteira, por treta fútil ou por algo menor pra mim beleza. se for por ser um nazista ou algo do tipo não tem como não, aí fica feio até pra você, tipo o lixo humano do Kanye West, ou gente parecida, o Marylin manson, que eu sempre achei um merda. Só depende da razão do cancelamento, pra mim