Por favor, não use a palavra “neurotípico” quando você quer dizer qualquer outra coisa.
Tem pessoas que transformam o autismo em sinalização de moralidade e eu odeio isso. Você não é melhor que os outros por causa dos critérios diagnósticos de um manual gringo.
Y OUTRA
Desde quando reclamar de Chat GPT é coisa de “neurotípico”? Preciso apresentar minha CIPTEA na mesa agora? Tomar no cu!
Concordo 100% com você… diria que essa é uma prática ruim de muitas lutas identitárias… criar um “0” ou “1” um “nós” e os “outros” que muita vezes atrapalha mais a causa pelo que lutam do que ajuda…
E esse processo acaba desconsiderando a multidão de experiências na zona cinzenta, que eu diria que são a maioria, se não todas. Precisamos nos afastar dessa visão maniqueísta do mundo.
jesus, que lixo esse print
jesus
enfim, eu tô bem desanimado em relação ao futuro de tudo na verdade, mas principalmente em relação ao futuro da educação. a gente já tinha um problema sério de soberania digital, mas agora, com aval de um governo de “esquerda” inclusive (obrigado haddad filha da puta), a gente vai começar a jogar nossas decisões pra um oráculo estadunidense criado por tecnofascistas
E para piorar, esse oráculo tem tudo para piorar o problema do século: aquecimento global e extinção em massa vindo a galope.
Enxergo isso de duas formas. Eu sou autista e tenho TDAH. O chatGPT pode ser útil para dar um empurrãozinho na hora do planejamento e da organização, como um auxiliador.
Agora, dizer que o chatGPT vai resolver problema educacional (especialmente analfabetismo), aí já é extrapolação. Outra coisa, “usar chatGPT sem moderação”, também é um conselho ruim, já que o GPT tem problemas sérios, como no caso de ser usado pra terapia ou como muleta pra tudo.
Escreveu o texto e precisa revisar rapidamente? Usa o chatGPT e verifica a revisão. Pedir o chatGPT pra escrever pra você todo e qualquer texto? Discordo, pois assim as pessoas não aprenderão a escrever.
Como toda tecnologia, é uma faca de dois gumes. Tem gente usando o chatGPT até como amigo íntimo, essa não deveria ser a utilidade da ferramenta.
Eu acho que tem outras ferramentas menos custosas pra revisão de ortografia e gramática, o próprio Microsoft Word tem esse tipo de corretor há décadas. Mas concordo que uma utilidade do GPT é essa facilidade de revisão. De qualquer forma, eu queria entender como se deu o salto mental de que falar contra o GPT é ser basicamente capacitista
Sobre a postagem em si acho que quem escreveu disse uma grando de besteira. Acredito que se trata apenas de uma forma de defender uma opinião acusando quem discorda de ser automaticamente algo X ou Y.
Mas o que me chamou a atenção é que a pessoa usou a palavra “neurotípico” para se referir a pessoas neurodivergentes – posso ter entendido errado – Sendo que pessoas neurotípicas são as pessoas que não têm nenhum tipo de neuro divergência!
Ela quis dizer neurotípico como neurotípico mesmo. Como se usar Chat GPT fosse bom para autistas especificamente
OK, então eu não entendi absolutamente nada mesmo. Não quero saber a identidade da pessoa mas em que rede social isso foi publicado originalmente? Você sabe ou foi apenas o print que chegou até você?
Eu não sei qual a opinião da maioria das pessoas nos fóruns de TEA sobre o assunto mas eu pessoalmente não gosto de usar IA para construir textos. Conheço outras pessoas que também estão no espectro e são adeptas desta prática. A maioria dos Intusiastas do Chat GPT ao meu redor são pessoa de fora do espectro.
Me parece um daqueles casos em que as pessoas querem enxergar correlação onde não existe absolutamente – Não sei porque isso me incomoda tanto. É apenas uma pessoa estúpida comentando bobagens na internet. Estou cansado de pessoas assim – neurodivergentes ou não.
E citar um problema social como se o “nosso grupo” também não estivesse sendo afetado por ele…
Esse é um print do Threads que chegou a mim por uma incursão de pesquisa em uma conta burner que tenho no Instagram para o mestrado. As pessoas realmente têm achado os motivos mais bestas para separá-las dos tais neurotípicos, que substitui o termo “povão” em 90% dos casos
Oxe, qual é o contexto disso?
Chegou a mim sem contexto específico.
Mas é uma pessoa defendendo o uso de Chat GPT para escrever direito porque é positivo para autistas, e argumentando que falar mal de Chat GPT é coisa de não-autistas.
O povo na internet tá louco nessa coisa de rotular pessoas. Quando fui diagnosticado com autismo, pensei em buscar comunidades online esperando uma troca de experiências, ou algo assim, mas o que vi foi uma coisa perturbadora. Não aguentei muito tempo e saí de todas essas comunidades, não chego nem perto mais. Nunca vi ambientes tão tóxicos.
E sobre essa do chatgpt, tem ainda que ver se isso não é manipulação de marketing que a comunidade absorveu sem perceber. As empresas grandes já aprenderam faz tempo a usar de comunidades da internet, principalmente de minorias, pra ganhar marketing gratuito em cima delas. E essas empresas de ia estão apelando pra tudo que podem pra enfiar ia no cu de todo mundo.
Bem colocado. Eu tinha até esquecido disso.
A propósito, eu estudo no mestrado sobre a comunidade do autismo no Brasil e importamos tudo de ruim do Tio Sam. Deprimente demais. Inclusive foi assim que cheguei ao print da postagem.
Boa sorte na pesquisa, é um tema bem interessante
Cono assim, importamos as coisas ruins?
-
A transformação do autismo em mercadoria;
-
Seguindo a 1, a tentativa de trazer tratamentos de uma abordagem específica como a única intervenção possível a ser financiada por governos e planos de saúde e aceita em escolas;
-
Transformação do autismo em identidade mercantilizável e moralmente superior, recaindo em um determinismo capacitista - isso tem diretamente a ver com o print acima e com o fenômeno da influenciarização
-
Acirramento das disputas por meio de redes sociais comerciais, frequentemente o único espaço de encontro entre pessoas que costumam ser isoladas, sejam as próprias pessoas autistas ou suas cuidadoras - o foda é que essas redes nunca são lugar de diálogo, sim de brigas e rachas por causa das suas próprias arquiteturas. Exemplo: grupos de WhatsApp, páginas de Instagram, etc.
-
Tentativa de reverter o modelo de escola inclusiva e voltar ao modelo de escolas de segregação norte-americanas, por parte de vendedores de serviço e mães desiludidas com a qualidade escolar brasileira e veem nessa segregação a única saída possível
Entre muitas outras questões
-